sexta-feira, 6 de abril de 2012

Câmara: deputados têm 91% das faltas abonadas

No Senado, incide chega a 70%, de acordo com levantamento divulgado pela revista “Congresso em Foco”
Mais de 8.000 casos de ausência foram registrados em 2011, de acordo com relatório / Valter Campanato/ABr Mais de 8.000 casos de ausência foram registrados em 2011, de acordo com relatório Valter Campanato/ABr

Levantamento realizado pela revista “Congresso em Foco” mostra que 91% das ausências dos deputados e 70% das faltas dos senadores foram abonadas pela Câmara e pelo Senado no ano passado.

Em tese, as ausências não justificadas dos parlamentares em sessões reservadas para votações implicariam em descontos no salário e até mesmo na perda do mandato – caso elas representem um terço das reuniões realizadas no ano.

De acordo com o levantamento, só o Senado abonou 70% das 1.158 faltas registradas em 2011. No total, 489 ausências ficaram sem a devida explicação.

Na Câmara o índice foi ainda maior. Das 8.573 ausências dos deputados, 91% foram perdoadas. Não houve justificativa para 758 faltas. Segundo o levantamento, os parlamentares têm até o final do mandato para justificar as ausências.

Os dados revelam também que 23 deputados e quatro senadores deixaram de comparecer a mais de um terço das sessões reservadas para votação. O deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), e o senador Magno Malta (PR-ES), foram os que mais faltaram sem apresentar justificativa em 2011.
 

noticias@band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário