domingo, 29 de julho de 2012

A importância do café da manhã para as crianças

Pesquisas recentes apontam que o baixo rendimento é resultado de uma alimentação inadequada. Veja as dicas de como fortificar a alimentação de seu filho.



Divulgação
 
 
O seu filho costuma tomar café da manhã? Para conscientizar as mães sobre a importância desta refeição ao bom rendimento escolar das crianças, a Nestlé lança a campanha "Café da manhã é + do que você imagina!". O projeto tem como madrinha a atriz Débora Bloch, que confessa: “Sempre tentei ensinar meus filhos a se alimentar de uma forma saudável. Com a minha filha consegui, ela tem uma alimentação incrível, já meu filho come o que ele quer”, diz a atriz.
Em pesquisa realizada com professores do estado de São Paulo indicou que a desatenção, dificuldade de concentração e até o mal-estar físico são causados por falta de um café da manhã adequado.
Estudos científicos mostram que o consumo regular de um café da manhã balanceado melhora a capacidade de concentração e deixa as crianças mais dispostas a aprender. De acordo com o Dr. Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo da universidade Federal de São Paulo, a falta de alimentação tem impacto na energia dos pequenos. “Após o período de jejum durante o sono, o corpo e o cérebro precisam de alimento para começar a desempenhar suas funções. Dependo da atividade da criança no período da manhã, ela terá menos disposição, ficará mais cansada e haverá queda no desempenho”, explica.
Segundo a nutricionista da universidade de São Paulo, Silvia Cozzolino uma refeição equilibrada deve conter todos os grupos de alimentos: uma porção de carboidratos como cereais, preferencialmente integrais; uma porção de leite ou derivados como fonte de proteína e cálcio; e uma porção de frutas ou suco que oferece minerais, vitaminas e fibras.
A alimentação das crianças é muito influenciada pelos pais. “Percebi que o mais importante para educação alimentar dos meus filhos é o exemplo em casa. Eu gosto de café da manhã, daqueles bem demorados lendo meu jornal tomando uma xícara de chá, mas por causa da rotina e escola confesso que só consigo isso nos finais de semana”, explica Debora Bloch.
A atriz também falou sobre a mudança na sua alimentação depois da maternidade. “A minha alimentação mudou radicalmente da infância para os dias de hoje e principalmente depois que me tornei mãe. Lembro que no nascimento da minha filha mais velha, o parto foi na França, no período da amamentação, um dia fiquei com muita sede e comprei um refrigerante de limão, que tinha uma cor forte laranja. Quando fui trocar minha filha fiquei surpresa pois a fralda estava da cor do refrigerante. Foi aí que percebi que tudo que eu comia iria para o bebê”, lembra Débora.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário