domingo, 29 de julho de 2012

Conheça 7 serviços gratuitos que os bancos são obrigados a oferecer

Você pode escolher abrir uma conta com serviços especiais e ser isento de inúmeras tarifas. Saiba também o que fazer no caso de cobrança indevida no extrato.
 
 
Conheça 7 serviços gratuitos que os bancos são obrigados a oferecer
Conheça 7 serviços gratuitos que os bancos são obrigados a oferecer
 
Muitas pessoas não têm o hábito de verificar as tarifas cobradas pelo banco. Mas é batata: quando resolvemos olhar nosso extrato bancário e identificamos uma cobrança desconhecida, ficamos tiriricas da vida. Além disso, poucos sabem que as instituições bancárias são obrigadas a oferecer alguns serviços gratuitos sem que você precise contratar algum pacote de tarifas especial.
Para você ter uma noção, no 1º semestre de 2012 o Procon-SP registrou 5.985 atendimentos relativos a cobranças indevidas realizadas pelos bancos e grande parte dessas queixas diz respeito a débitos de serviços que o consumidor desconhecia em seu extrato. É preciso estar atento porque eles mostram tudo o que acontece na sua conta corrente (ou poupança) como pagamentos, transferências, depósitos e as outras movimentações financeiras.
A advogada e consultora jurídica da G. Friso Consultoria Jurídica, Gisele Friso Gaspar, explica que é fundamental que o consumidor tenha pleno conhecimento sobre os serviços bancários gratuitos para evitar aborrecimentos e cobranças desnecessárias. "As denominações para cada item deverão ser claramente identificadas no extrato de maneira a não gerar dúvidas ao consumidor. Se você possui pagamentos em débito automático ou pagou alguma dívida com cheque, o ideal é acompanhar atentamente os lançamentos", explica.

Cobrança indevida
E se eu for cobrado indevidamente? O parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor é bem claro ao explicar que "o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável".
Por isso, é importante ler com atenção tudo que lhe é cobrado pelo seu banco. Lembre-se que é obrigação sua, enquanto consumidor, ver se os débitos foram realmente efetuados. Já se você perceber que algum serviço vem sendo cobrado em seu extrato sem sua solicitação, reclame diretamente com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do seu banco e ele terá que resolver isso em até cinco dias.

Serviços gratuitos
Você é daquelas que usa pouco os serviços do banco? Fique esperta: eles são obrigados a oferecer alguns serviços gratuitos. Uma pesquisa realidade em março desse ano pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) revelou que os grandes bancos do país não costumam oferecer a conta com os serviços especiais, algo regulamentado pelo Banco Central.

Essa conta traz um pacote de serviços gratuitos que permite ao consumidor realizar operações básicas para movimentar a conta bancária e são interessantes para os consumidores de serviços bancários com perfil de uso básico. Ou seja, incluem apenas os itens imprescindíveis para a movimentação da conta corrente.

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